domingo, 23 de maio de 2010

Observatório da Realidade - Novas regras de antecipação da reforma despoletam pedidos de aposentação

As novas regras de antecipação da reforma contribuíram para os cerca de 20 mil pedidos de aposentação feitos desde Janeiro. O secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, explicou que, para compensar, o Governo vai acelerar a contratação de funcionário públicos.

O número de pedidos de reforma na Função Pública disparou nos primeiros quatro meses do ano, com cerca de 20 mil solicitações, o que se ficou a dever às alterações das regras de antecipação das aposentações, reconheceu o Governo.

Esta quinta-feira, o secretário de Estado da Administração Pública afirmou que em comparação com igual período de 2009, nos primeiros quatro meses deste ano o número de funcionários públicos a pedir reforma disparou.

Em causa está "a opção política de aceleração da convergência das regras do privado", à qual um grupo de trabalhadores reagiu e decidiu assim que "deviam pedir antecipadamente a sua reforma".

Os cerca de 20 mil pedidos de reforma não dizem todos respeito a pedidos de aposentação antecipada, no entanto, o elevado número de solicitação fica a dever-se exactamente à reforma antecipada.

O Governo deverá redefinir "um pouco a programação que tinham antecipado para o ano", devido à concentração significativa de pedidos de desemprego nos primeiros quatro meses do ano. Gonçalo Castilho dos Santos sublinhou, no entanto, que "não há preocupação de ruptura dos serviços como algumas forças sindicais e políticas gostam de indicar".

O Governo deverá acelerar a contratação de funcionários públicos para compensar os 20 mil pedidos de aposentação, quase tantos quanto a totalidade de solicitações feitas em 2009.

Dora félix
subturma 10

Sem comentários:

Enviar um comentário