quarta-feira, 12 de maio de 2010

Observatório da Realidade: Túnel do Marão, Obras retomadas depois de 6 meses de suspensão

16 de Novembro de 2009

Túnel do Marão:Obra está suspensa devido a providência cautelar - Consórcio Auto-Estradas do Marão

Vila Real, 16 Nov (Lusa) - A construção do Túnel do Marão, obra inserida na auto-estrada que vai ligar Amarante a Vila Real, está suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão, confirmou à Agência Lusa fonte oficial da Somague.

A fonte referiu que a providência cautelar provisória foi decretada pelo juiz do Tribunal Administrativo de Penafiel na semana passada, no entanto, sem que fosse ouvido consórcio Auto-Estradas do Marão, liderado pela Somague.

A empresa, cujo administrador não quis, nesta fase do processo, prestar quaisquer declarações, alega que a construção do túnel vai prejudicar a exploração da água da serra do Marão, comercializada desde 1992 sob várias marcas, sendo a mais conhecida a "Água do Marão".


12 de Dezembro de 2009

Túnel do Marão:Tribunal decide manter suspensão da obra. Empresários apreensivos

Vila Real, 12 Dez (Lusa) - O Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel decidiu manter a suspensão das obras no Túnel do Marão, entre Amarante e Vila Real, paradas há um mês devido a uma providência cautelar, uma decisão que preocupa os empresários locais.

O presidente da Associação Empresarial - Nervir, com sede em Vila Real, Manuel Coutinho, afirmou à Agência Lusa estar muito "preocupado e apreensivo" pela paragem das obras no túnel, considerando que esta decisão do tribunal está a atrasar a conclusão de uma via "prioritária" para o Interior Norte do país.

O juiz do Tribunal Administrativo, segundo noticia o jornal Repórter do Marão, decidiu manter a suspensão dos trabalhos, mesmo depois das justificações apresentadas pela Concessionária Auto-Estrada do Marão e pelo consórcio construtor, a Infratúnel.


15 de Dezembro de 2009

Túnel do Marão: Suspensão das obras vai a julgamento dentro de "um a dois meses"

Vila Real, 15 Dez (Lusa) - A suspensão das obras do Túnel do Marão vai a julgamento dentro de "um a dois meses" e se o tribunal decidir manter a paragem tornar-se-á "inviável" todo o projecto da Auto-Estrada do Marão, disse hoje à Lusa fonte da concessionária.

O juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel decidiu manter a suspensão das obras no interior do Túnel do Marão, o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, que está inserido na auto-estrada que vai ligar Amarante a Vila Real.

Os trabalhos estão parados desde 10 de Novembro devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão, propriedade de António Pereira, que alegou que a obra vai prejudicar as nascentes de água.


12 de Março de 2010

Túnel do Marão: Tribunal levanta suspensão das obras

Vila Real, 12 mar (Lusa) - O Tribunal Central Administrativo do Porto levantou hoje a suspensão das obras no túnel do Marão, paradas desde 10 de maio devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão, disse à Lusa fonte da concessionária AutoEstrada do Marão.

Segundo a fonte, depois de analisadas as condições da decisão do tribunal, poderão ser retomados os trabalhos de escavação do maior túnel rodoviário da Península Ibérica.

A empresa Águas do Marão, propriedade de António Pereira, interpôs uma providência cautelar, que foi aceite pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel e parou as obras no túnel a 10 de novembro.


18 de Março de 2010


Túnel do Marão: Obras poderão ser retomadas até ao final deste mês - concessionária

Vila Real, 18 mar (Lusa) - A escavação do Túnel do Marão, inserido na autoestrada que vai ligar Amarante a Vila Real, poderá ser retomada até ao final de março, depois de quatro meses suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Água do Marão.

O Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) levantou na semana passada a suspensão provisória às obras do Túnel do Marão, que tinha sido decretado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Penafiel.

"A concessionária acolhe com agrado a decisão do TCAN, na medida em que constitui uma primeira confirmação, por um tribunal superior, da razão da concessionária", afirmou hoje à agência Lusa o presidente do conselho de administração da Auto-Estrada do Marão, Francisco Silva.


4 de Maio de 2010


Túnel do Marão: Obras retomadas hoje depois de seis meses suspensas

Vila Real, 04 mai (Lusa) - A escavação do Túnel do Marão, inserido na autoestrada que vai ligar Amarante a Vila Real, foi retomada hoje, depois de seis meses suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Água do Marão.

O presidente do conselho de administração da Auto-Estrada do Marão, Francisco Silva, disse hoje à Agência Lusa que ficaram reunidas as condições para o reinício das obras, que quarta feira serão visitadas pelo ministro das Obras Públicas, António Mendonça.

O Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) levantou a suspensão provisória às obras em março, que tinha sido decretada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel (TAF).


In Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário